O transporte público em São Bernardo do Campo

Caros amigos e amigas,

Em 2008, fizemos campanha e, apoiamos o novo, a renovação, pois acreditávamos que precisava mudar para podermos ter serviços com qualidade, na cidade. Nos empenhamos e elegemos o Sr. Luiz Marinho, prefeito. Em seu plano de governo, que tenho guardado ate hoje, ficou faltando a integração do "bilhete único", que no nosso caso, não integra e nem da vantagem quase nenhuma ao usuário. Digo isto, pois em Diadema, município vizinho ao nosso e, também, administrado pelo PT, o usuário paga uma só passagem e chega a São Paulo, na integração com o Troleibus. Aqui, em São Bernardo, me parece que quem dirige, as empresas de ônibus, faz o que quer e não da nenhuma satisfação aos munícipes e ao prefeito. Este é o triste quadro, pois os intervalos dos carros, não visam atender os usuários, mas ao esquema de interesses das empresa, que é o de ganhar mais sem prestar mais serviços. Vou dar um Exemplo, quem mora na Vila Jerusalém e tem que ir a São Paulo, ou mesmo a Rudge Ramos, no período da manhã, não consegue entrar nos ônibus, pois os mesmos, alem do intervalo ser grande, ja chegam super lotados. Não sou contra o lucro não, mas acredito que as empresas devem ter  o compromisso de prestarem serviço de qualidade. Serviços estes que devem ser fiscalizados pela prefeitura.Não sei o que acontece, mas parece que a empresária da empresa ABC, manda mais que o prefeito. Se durante a semana os horários dos ônibus, não atendem satisfatoriamente a população, nos finais de semana e feriados então ai que o padrão cai mesmo. Pois alegando menor numero de passageiros, retiram mais carros das linhas. Meus amigos eu acredito que por conta do grande lucro, que eles tem, na operação pela semana, eles poderiam colocar um pouco mais de carros e, um intervalo mais inteligente, e não como é hoje. Pois eles enviam os ônibus, de todas a linhas no mesmo horário. Então o que acontece é que vem aquela onda de carros e se você perder um pode ter a certeza que vai esperar, pelo menos uma hora. Será que é justo, para o munícipe, ter este padrão de serviços? Será que o trabalhador não merece se deslocar com conforto e disponibilidade, aos finais de semana? Será que o trabalhador, apesar de pagar uma tarifa altíssima, tem que se submeter a vontade das empresas? Voltando ao período de campanha, o prefeito prometeu repensar os terminais  existentes e acabar com o trânsito da Faria Lima. Como? Ele prometeu tirar os ônibus, da Faria Lima e fazer com que as linhas chegassem apenas ate os terminais, o que sem dúvida melhoraria muito o tempo de deslocamento. Mas da mesma forma que não tem integração, no bilhete único, não foi feito nada com relação aos terminais. Prefeito promessa de campanha deve ser cumprida!
Hoje se discute a mobilidade e as alternativas de deslocamentos, pois o sistema de transporte individual, tal como está, não da mais.Não é mais possível criar mais caminhos para o carro e, com a quantidade crescente de automóveis, em breve  o transito vai parar. Tenho percebido que nas grandes cidades do mundo e inclusive do Brasil, já existe um movimento para se repensar o transporte público, pois , sem dúvida, é a saída sustentável para o bem estar do cidadão. Nas grandes cidades já se tem planos, inclusive para o compartilhamento das vias com a bicicleta, que alem de proporcionar mobilidade, aumenta muito a qualidade de vida do usuário, alem de não poluir e, também, aumentar a renda dos mesmos, pois com a economia gerada, pelo não desembolso, do dinheiro das passagens, este poderia ser usado em outros itens, para sua família.
Mas voltando ao transporte público, fica aqui, o protesto e a cobrança de que se recupere o comando e exija, das empresas melhores serviços e comprometimento. Não podemos continuar como estamos e acredito que o Prefeito deve ser mais enérgico e comprometido, com o plano de governo, que esta findando e não vimos ser cumprido, nos itens mais importantes, tais como, Saúde e Transporte Público.
Na esperança de ver alguma ação, por parte do nosso dirigente, o Sr. Luiz Marinho, encerro esta postagem.


Grande abraço

James Prado Gondim

Juntos faremos a diferença
.

Comentários

Postagens mais visitadas