As dificuldades dos ciclistas do ABCD



Juntando, os sete municipios, que compoem o ABCD, a soma das ciclovias existentes, não passam de 16 Km. Por exemplo, Diadema e Ribeirão Pires não tem nenhum espaço reservado aos ciclistas. Em contrapartida, as "ciclovias", existentes, ligam lugar algum a nenhum lugar. Falta um melhor planejamento e vontade política, para que se dê destaque, a este transporte, que alem de não poluir pode ser integrado ao sistema de transporte público. Se faz necessária, as ações para tal, posto que as vias já não comportam mais carros. A bicicleta pode ser a saída, para suprir o que o transporte público não consegue oferecer. Inclusive, pude observar, nos últimos tempos, o aumento do uso da Bicicleta, como transporte individual. Veja o caso do pizzaiolo, Joaquim Xavier, morador do bairro São Pedro, bairro este próximo do centro. Todos os dias ele utiliza o pequeno trecho de ciclovia, aproximadamente 800 metros, na Av. Pery Ronchetti. Ele afirma: "...daqui (seu trabalho) ate a minha casa, gasto 10 minutos de Bike, mas seria muito mais rápido se a ciclovia não terminasse no meio do percurso, pois se não, era só ir reto, pois sou obrigado a fazer um caminho por dentro do Bairro, por ser mais seguro..".
O que precisamos é de uma política de transporte, nos municipios, que contemple a bicicleta, como meio sustentavel de transporte. Nesta luta a CICLOVIAS ABCD, estará engajada, neste ano e a exemplo de outros municipios, como São Paulo, iniciaremos movimentos para sensibilizar o poder público. Na camara municipal, ja enviei projeto para que institua que todos os serviços municipais, tenham paraciclos, projeto enviado através do Vereador Pastor Ivanildo do PTB,  ele que é o responsável pela comissão de esporte do municipio de São Bernardo do Campo. Pretendemos, tambem, incluir um ciclo-faixa de lazer, na Av. Lauro Gomes, aos Sábados e Domingos. Tenho como meta,  propor um trecho que vai do Sambódromo ate o bairro de Rudge Ramos. Precisamos sensibilizar o poder público, porque a bicicleta alem de ser um transporte sustentável é, tambem, uma ferramenta geradora de bem estar físico e de saúde. Queremos partilhar as vias, pois sei que é difícil implantar ciclovias, em todo o municipio. Mas não podemos aceitar a desculpa de que o municipio de São Bernardo, tem muitas subidas, pois hoje em dia toda bicicleta tem um sistema de engrenagens, próprias para transpor estes obstáculos. A Bike, inclusive, gera economia para os trabalhadores, o que poderá proporcionar  mais conforto,  para a família deste. Acredito que o poder publico pode, inclusive, criar subsídio para que os munícipes adquiram bicicletas, a exemplo de outros municipios.
Precisamos, também, mapear a cidade e criar as "ciclo-rotas", que são as ruas com menor movimento e de velocidade permitida menor, indicando o caminho mais seguro para os ciclistas. É necessário, campanha junto as empresas de onibus e de transportadoras, que a bicicleta é um veiculo e que deve ser respeitada , tendo-se a preocupação em proteger o seu condutor.
Tenho uma certeza que é, a de que temos muito a fazer, daqui pra frente e, precisamos começar  a nos mobilizar. De minha parte estou, sempre, a disposição aqui em São Bernardo do Campo e atraves deste blog, para receber apoio e criticas Tenham uma boa semana e que possam dar boas pedaladas nos caminhos do ABCD e podem contar comigo para, inclusive, aprender a pedalar e encontrar caminhos alternativos e seguros para seu deslocamento de Bike.


Abraço


James Prado Gondim

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